Frente fria vai influenciar o tempo em SC a partir desta segunda(07)

Nesta segunda-feira (07), a aproximação de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul favorece o aumento de nebulosidade em Santa Catarina já durante a madrugada. Ainda pela manhã, há condições para temporais isolados com raios e rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas de divisa com o estado gaúcho. Entre a tarde e a noite, esta condição avança também para o norte do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas a temporais isolados. 

Os ventos viram de norte para sul ao longo do dia em todo o estado, com rajadas de intensidade moderada nas áreas serranas e costeiras (entre 45 e 60 km/h).

O mar fica agitado em todo o litoral catarinense, com ondas de direção sul e altura de 1,5 m a 2,0 m, com picos de até 2,5 m. As temperaturas máximas superam os 30°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (08)

Na terça-feira (08), a presença de instabilidades atmosféricas deixa o tempo chuvoso no estado, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. A chuva deve ocorrer com fraca intensidade e há possibilidade de temporais isolados no período. O tempo encoberto faz com que as temperaturas praticamente não subam no período da tarde. Assim, comparado ao dia anterior, as temperaturas máximas entre a Grande Florianópolis e o norte do estado apresentam um declínio acentuado, sendo moderado o risco para ocorrências associadas a esta condição. Os ventos sopram de quadrante leste pelo estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 45 e 55 km/h no Grande Oeste. O mar fica muito agitado no Litoral Sul catarinense, com ondas de direção sul e altura entre 2,0 e 2,5 m, com picos de até 3 m, o que configura risco moderado para ocorrências associadas.

QUARTA-FEIRA (09)

Na quarta-feira (09), instabilidades associadas à formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul provocam chuvas de intensidade moderada e temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina. O risco para ocorrências associadas à chuva é baixo, já para ocorrências associadas aos temporais é moderado. Os ventos sopram de nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 45 e 65 km/h no Grande Oeste e planaltos. O dia amanhece com temperaturas entre 12°C e 16°C no Grande Oeste e litoral catarinense. Durante a tarde, as máximas superam os 20°C apenas no Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões, variam entre 12°C e 18°C. O mar segue muito agitado no Litoral Sul catarinense, com ondas de sul virando de leste ao longo do dia e altura entre 2,0 e 2,5 m, com picos de até 3 m, o que configura risco moderado para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (10), as instabilidades perdem força e a condição é de tempo nublado com possibilidade de chuviscos em Santa Catarina. Na sexta-feira (11), a formação de uma nova área de baixa pressão no Rio Grande do Sul volta a provocar chuvas nas regiões de divisa com Santa Catarina.

Elaborado em: 07/08/2023 às 05:00 – N° 219/2023

Meteorologista: Elen Pelissaro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This will close in 20 seconds