Região

OUTRA JUBARTE É ENCONTRADA MORTA

 

No último sábado (27/08), mais uma baleia-jubarte (Megaptera novaengliae) foi encontrada morta pela equipe do monitoramento de praias da Univille. O animal era um macho juvenil com 9 metros de comprimento e aproximadamente 15 toneladas. Pelo tamanho, tinha aproximadamente um ano de vida.

A carcaça estava na zona de arrebentação da praia em Barra do Sul e durante o dia, foram feitos alguns esforços para trazer o animal para a areia e realizar a necropsia. Contudo, devido ao tamanho da baleia, não foi possível realizar o deslocamento sem o auxílio de uma escavadeira hidráulica.

No domingo, a prefeitura do município disponibilizou a máquina e a necropsia foi realizada na praia, onde posteriormente a baleia foi enterrada.

Conforme explicação da bióloga e coordenadora do PMP-BS Univille, Dra. Marta Cremer, devido ao avançado grau de decomposição do animal, será difícil identificar a causa da morte do animal. “A identificação da causa mortis foi comprometida, mas as amostras coletadas foram enviadas aos laboratórios especializados para que se possa tentar identificar pelo menos a origem deste animal ou o nível de contaminantes que ele apresentava”.

Neste período do ano ocorre a migração das baleias-jubarte. A população do Atlântico Sul Ocidental sai das áreas de alimentação (localizadas próximo da Antártida) para as áreas de reprodução (localizadas na região nordeste do Brasil). Contudo, essa migração em geral ocorre longe do litoral. Ainda não se sabe por que o número de baleias-jubarte no litoral sudeste e sul do Brasil tem aumentado desde o ano passado.

A Univille é uma das treze instituições que atua no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida dentro do licenciamento ambiental federal do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Ao encontrar animais marinhos mortos ou vivos, que estejam debilitados, você pode acionar a Univille pelos telefones 0800-642-3341, 3471-3816 ou 9212-9218.

Fonte e Foto: Resgate de animais marinhos Univille

Clique para comentar

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizadas

Topo