Variedades

Adesivou o carro simulando autoescola e dirigiu por 5 anos? Verdade ou mentira?

Será verdade que um jovem que adesivou seu carro simulando uma autoescola foi pego pela polícia após 5 anos dirigindo sem a carta de motorista?

A imagem de um carro de autoescola sendo parado por um policial surgiu nas redes sociais na segunda semana de agosto de 2019 e, de acordo com o texto que a acompanha, seria um flagrante de um golpe dado por um jovem contraventor.

O rapaz teria adesivado seu veículo para simular uma autoescola e, dessa forma, teria conseguido dirigir por 5 anos sem a Carteira Nacional de Habilitação!

Verdade ou mentira?

A publicação dessa notícia feita em uma página no Facebook alcançou mais de 47 mil compartilhamentos em menos de 24 horas, mas não há nenhuma prova de que isso tenha acontecido mesmo.

Analisando a publicação, podemos notar que ela é muito vaga. Afirma apenas que um jovem teria colado adesivos em seu automóvel para fingir ser de uma autoescola, mas não diz quando e nem onde o veículo foi parado pela polícia.

Em outra versão dessa mesma história, o jovem teria conseguido enganar a polícia por “apenas” 3 anos:

Fotos usadas na “notícia”

As imagens utilizadas para ilustrar essa manchete nada tem a ver com alguém tentando fazer com que seu carro se parece com um veículo de autoescola. A primeira fotografia, mostrando um policial ao lado um carro é de abril de 2019 e foi tirada em Campo Grande (MS) durante uma operação policial de fiscalização realizada em 50 carros de auto escolas.

Segundo relatório da Polícia,  foram lavrados 17 autos de infração contra proprietários que estavam rodando com pneus reformados, faixa de identificação em desacordo com a metragem estabelecida por lei, instrutor sem credencial para dar aula, placas com tarjetas apagadas e outras irregularidades.

Já a segunda foto que se espalhou pelas redes sociais, que mostra um veículo de autoescola sendo colocado em um caminhão guincho, foi tirada em dezembro de 2012, em Manaus (AM). O automóvel de uma autoescola foi guinchado por estar estacionado irregularmente no canteiro central de uma avenida chamada Ayrão.

Conclusão

Não encontramos nenhuma prova de que alguém tenha sido preso após enganar por 5 anos (ou 3 anos, dependendo da versão) a polícia dirigindo um carro com adesivos falsos de autoescola!  

(E-Farsa)

Clique para comentar

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visualizadas

Topo